Névoa seca
(Smog)Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Assim como a neblina, a névoa seca (também conhecida por haze, smog ou nevoeiro fotoquímico) é formada quando há a condensação de vapor d`água, porém em associação com a poeira, fumaça e outros poluentes, o que dá um aspecto acinzentado ao ar. É muito comum a ocorrência desse fenomêno nas grandes cidades e metrópoles, sobretudo nos dias frios de inverno, quando ocorrem associados à presença de uma inversão térmica.
Não é intuito deste blogue tratar de meteorologia, apesar de o assunto me atrair, o título Smog é apenas para lembrarmos sempre o que está ocorrendo com o meio ambiente e como estamos destruíndo o mundo que vivemos, não quero ser repetitivo, mas onde isso vai parar? Até onde a Terra conseguirá manter esta estabilidade que nos possibilita viver?
Sou jovem e moro em São Paulo, me sinto muito incomodado nestes dias de inverno seco e quente (isso mesmo, inverno quente!), em que andar é prejudicial a saúde. A baixa humidade relativa do ar faz-me sentir apertar a garganta como se fosse um nó de gravata, a garganta e os lábios secam rapidamente. Todo paulistano, por default, tem problemas respiratório!
Me pergunto, todas as vezes que o nó da gravata aperta, se as outras pessoas também não sentem que estamos sendo enforcados. Ninguém nota que estamos trabalhando para o nosso prórpio fim?Sei que muitas pessoas tem ciência dos problemas ambientais que nos afligem, posto que pelo mundo a fora existem organizações e pessoas lutando pelo preservação do meio ambiente, e digo que estão muito certos, mas parece não ser o bastante. Parece-me que sempre vence é o individualismo, o capitalismo e sua selvagem destruição.
Ou mudamos esta realidade, e acredito que há tempo, que podemos mudar, ou estamos fadados a sobreviver em um mundo cada vez mais caótico e com a natureza cada vez mais hostil. Não ficaremos impunes, para cada ação há uma reação!
Saudações
Ps: Você morador de uma grande cidade, todoas as vezes que acordar bem cedo e sair a rua e ver aquela neblina feia, lembre-se, não é uma simples neblina é Smog!